Eurofins Portugal >> Agricultura >> DNA multiscan

DNA multiscan

Sidebar Image

O DNA Multiscan da Eurofins Agro monitoriza o desenvolvimento de fungos e bactérias, permitindo determinar rapidamente a presença de agentes patogénicos nas plantas.

A suscetibilidade a doenças não se restringe ao tecido vegetal, os agentes patogénicos também podem estar presentes na raiz. Normalmente a sua presença só é detectada quando a planta apresentada danos e ai pode já ser tarde demais.

A identificação precoce evita problemas. É possível um diagnóstico rápido de uma planta afetada, o DNA é isolado do material enviado, técnicas específicas de DNA são usadas então para determinar quais fungos ou bactérias patogénicas estão presentes no material, e se a sua presença é prejudicial para a cultura especifica.

Com um DNA Multiscan específico para um cultivo, analisamos apenas os patógenos relevantes para um determinado cultivo, permitindo uma resposta adequada. A parte da planta infectada onde o patógeno é esperado é isolado, e através de um procedimento específico, todo o DNA é isolado e completamente purificado. Através de PCR (Polymerase Chain Reaction) o DNA presente é bastante multiplicado, como resultado, uma quantidade muito pequena de DNA de fungos ou bactérias já pode ser encontrado em estágios iniciais de infecção.