JavaScript is disabled. Please enable to continue!

Mobile search icon
Eurofins Portugal >> Agricultura >> Eurofins Food & Agro Portugal

Eurofins Food & Agro Portugal

Sidebar Image

O Grupo Eurofins Scientific foi fundado em 1987 por Gilles Martin, chief executive officer (CEO), após o desenvolvimento da tecnologia SNIF-NMR na Universidade de Nantes em França. Este método analítico patenteado é usado para detetar fraudes alimentares em vinho.

Atualmente com ca. 62.000 funcionários, numa rede de mais de 1000 empresas independentes em 62 países e operando sobre 900 laboratórios, a Eurofins oferece um portfólio de mais de 200.000 métodos analíticos para avaliar a segurança, identidade, composição, autenticidade, origem e pureza de produtos alimentares, bem como atuando em diferentes áreas desde o ambiente ao diagnóstico clínico.A entrada em Portugal do grupo é inerente à aquisição do negócio analítico do Grupo Applus na península Ibérica em 2014. A partir desse momento e contando com uma equipa comercial, Account Manager e Analytical Service Manager o negócio analítico alimentar é desenvolvido recorrendo à rede de laboratórios Eurofins, nos seus distintos centros de competência.

O crescimento de negócio e a aposta em Portugal do grupo condiciona a decisão de em 2019 se avançar com a criação de uma entidade legal em Portugal Eurofins Food Testing Lisboa e da instalação de um laboratório de análises microbiológicas na atual sede da empresa na Rua dos Jasmins, 541, Alcochete.

A aposta na microbiologia é pensada para complementar a oferta para o mercado da ampla rede analítico do grupo, mas sobretudo para verdadeiramente tornar a Eurofins local. O laboratório inicia a atividade no primeiro trimestre de 2020 e é acreditado pelo Organismo Português de Acreditação (IPAC), de acordo com a ISO/IEC 17025, a 26-06-2020, com o certificado de acreditação n.º L0748.

A estratégia a médio prazo do grupo para Portugal na área de Food & Agro testing é a liderança de mercado, e nesse sentido seguirá uma estratégia de investimentos, do qual é o segundo exemplo o Laboratório de Contaminantes (Pesticidas), criado a 03-01-2021, localizado no Parque Holanda, em Carnaxide. O laboratório é acreditado pelo Organismo Português de Acreditação (IPAC), de acordo com a ISO/IEC 17025,  a 01-07-2021.

A 05-07-2022 a Eurofins adquire o Lagra – Laboratório Agrícola do Alentejo, ampliando a sua oferta analítica local dedicada ao sector agroalimentar português. O Lagra, localizado em Beja, é um laboratório acreditado pela norma NP EN ISO/IEC 17025 pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação). Oferece serviços de análise de água de rega, solos, foliares e outros tecidos vegetais, fertilizantes, azeitona e bagaço de azeitona e azeite e óleos de bagaço.

A 01-08-2022 inaugura o Centro Operacional do Norte, em Vila Nova de Gaia, vocacionado para um serviço de mais proximidade. A criação desta estrutura para servir o Norte e Centro de Portugal é fundamental na afirmação da Eurofins Food & Agro Portugal como um parceiro verdadeiramente local para melhor servir os nossos clientes.

A 20-03-2023 o IPAC concede o pedido de extensão, Laboratório de Contaminantes, para os ensaios para determinação de Ditiocarbamatos Glifosato, Etefão, Fosetil-Al, Clorato e Perclorato, Clormequato e Mepiquato, Diquato e Paraquato e Metais em Géneros Alimentícios. Esta extensão é o culminar do plano de expansão do Laboratório de Pesticidas e Contaminantes da Eurofins Food & Agro Portugal, localizado em Carnaxide, nomeadamente a adaptação e ampliação das instalações do laboratório para a área de contaminantes químicos em alimentos, reforço da Equipa Técnica e do parque de equipamentos.