JavaScript is disabled. Please enable to continue!

Mobile search icon
Eurofins Portugal >> Alimentar >> MOSH MOAH POSH

Óleos minerais - MOSH, MOAH, POSH

Sidebar Image

Os especialistas do centro de competência em contaminantes orgânicos da Eurofins têm uma experiência comprovada na análise de óleos minerais em matrizes alimentares.

Actualmente os óleos minerais podem ser encontrados numa ampla variedade de géneros alimentares, pois podem entrar em contacto com ingredientes e em produtos processados em qualquer ponto da cadeia de processamento e retalho alimentar. As fontes potenciais de contaminação são combustíveis, fumos de tubos de escape, óleos lubrificantes, agentes anti-pó, agentes de tratamento de superfícies, óleos para misturas, materiais de embalagem etc.

Os fabricantes e distribuidores de alimentos, bem como os laboratórios de análise, enfrentam enormes desafios para decifrar a fonte e o ponto de contaminação.

As contaminações por óleo mineral são mais relevantes nos grupos de alimentos que incluem arroz, farinhas de cereais, cereais, produtos com chocolate, especiarias, gorduras, óleos e azeites, além de outros alimentos processados e embalados.

MOSH, MOAH, POSH, PAO

A fração de óleo mineral em questão consiste principalmente em misturas complexas de hidrocarbonetos (C10 até C50) principalmente de origem fóssil.

Os óleos minerais técnicos são compostos de hidrocarbonetos saturados de óleo mineral (MOSH), bem como até 50% de hidrocarbonetos aromáticos de óleo mineral (MOAH).

Ao contrário do estruturalmente relacionado e cancerogénico PAH, os MOAH são uma mistura complexa de compostos com toxicidades diferentes e principalmente desconhecida. De acordo com estudos com animais, as misturas de óleos minerais de baixa viscosidade são armazenadas no corpo, causando acumulação e danos no fígado, válvulas cardíacas e nos nódulos linfáticos.

Além das frações de óleo mineral MOSH e MOAH, os chamados POSH (hidrocarbonetos saturados oligoméricos poliolefínicos) e PAO (poli alfa olefinas) atraem cada vez mais as atenções. Os POSH são substâncias oligoméricas, potencialmente migrando de embalagens plásticas (PE e PP). Os PAO são isoparafinas sintéticas com cadeias laterais principais e longas curtas, usados, por exemplo, em lubrificantes sintéticos e adesivos.